Logo ilustrativo do Ativo do Bem em tons roxos

Campanhas

R.
  • Preparando minha página de campanha

Esse processo é rápido, e fácil de se executar. Se você quer ter sua própria campanha no Ativo do Bem é só seguir este passo a passo:

 

1 Faça o login na sua conta, e clique em “Criar uma Campanha”

 

2 Procure pela causa que você quer ajudar. Se a instituição não estiver na lista, indique-a para se juntar a nós no campo “Cadastre-se no Ativo do Bem”, e nós vamos entrar em contato para que eles façam o cadastro conosco.

 

3 Informe se você vai associar sua campanha a um evento, se você vai celebrar alguma coisa, se você vai fazer a campanha em memória de alguém importante para você, ou se vai fazer uma campanha única para arrecadar doações para uma instituição.

 

4 Preencha todas as informações solicitadas, quanto mais conteúdo colocar, mais atrativa ficara sua campanha. Depois de preencher os campos cliques em “criar campanha”

Seu trabalho está concluído! Sua página de campanha já está criada, e agora está pronta para receber doações. Nós vamos enviar o dinheiro arrecadado para a instituição escolhida quinzenalmente. Agora você pode começar a parte mais divertida – personalizar sua página e compartilhá-la com seus amigos e família.

 

  • Eu posso fazer uma campanha para mais de uma instituição?

Nós automaticamente enviamos o dinheiro arrecadado por uma campanha para a instituição, desta forma eles podem colocar o dinheiro em bom uso.

Infelizmente isso significa que em uma única campanha nós não podemos dividir as doações para duas ou mais instituições. Você pode financiar apenas uma instituição por campanha no Ativo do Bem.

Desta forma, você precisará criar uma segunda campanha para apoiar outra instituição.

R.
  • Personalizando minha campanha

Está na hora de ter certeza de que sua campanha está se destacando. Pense na sua página como se ela fosse o seu blog pessoal, quanto mais você customizar a sua página, mais as pessoas se sentiram motivadas a doar.

Como fazer:

1 Para visitar a página da sua campanha, faça o login no Ativo do Bem

 

2 Clique em “Minhas campanhas” no topo à esquerda

 

3 Desça a página até a opção “Editar página” no canto direito

 

Edite seu título, seu objetivo, sumário e história. Clicando em “Editar página” basta alterar os textos dos campos, e clicar em “Salvar alterações”. Depois selecione “Ver página” para visualizar as alterações.

Adicione fotos: as pessoas que colocam uma foto nas páginas das suas campanhas tendem a arrecadar cerca de 14% a mais para suas instituições de preferência.

Para fazer isso, clique em “Adicionar foto” na área de edição, em seguida clique em “escolha a foto”. Selecione a foto e adicione uma legenda (de até 40 caracteres). Selecione “upload foto” para finalizar.

Se você tiver algum problema, provavelmente precisa reconfigurar o tamanho da imagem. O tamanho do arquivo da imagem deve ser em média 4MB, o tamanho da imagem não deve ser maior que 800X600. Você pode reconfigurar o tamanho da sua imagem usando o Windows Paint, o Microsoft Office Picture Manager, ou ainda o Iphoto.

 

  • Eu posso adicionar pequenas novidades e atualizações na minha campanha?

Sim, toda vez que quiser adicionar alguma atualização na sua página de campanha, basta editar sua página, e adicionar a atualização que quiser.

Como fazer:

1 Para visitar a página da sua campanha, faça o login no Ativo do Bem

 

2 Clique em “Minhas campanhas” no topo à esquerda

 

3 Selecione a campanha que você quer atualizar. Quando a página abrir vá até o campo de atualizações. Você pode adicionar textos, imagens ou os dois juntos.

 

4 Agora você pode adicionar as atualizações que quiser para a sua página.

 

  • Como encerrar minha campanha?

Se você quer encerrar a página da sua campanha, ou uma página criada acidentalmente, você pode encerrá-la pelo seu painel de controle:

1 Faça o login na sua conta, ao lado direito clique em “Editar” ao lado da página que você quer encerrar.

 

2 Clique em “Encerrar campanha”, em seguida conte o porque está encerrando a campanha e depois selecione “Encerrar campanha”.

 

  • Eu posso mudar a instituição associada à minha campanha?

Uma vez que você montou sua campanha, a instituição escolhida não pode ser alterada. Isso acontece, pois quinzenalmente enviamos o dinheiro arrecadado pela campanha para a instituição. Se você quiser mudar a instituição precisará encerrar a campanha atual, e começar uma nova campanha com a nova instituição.

 

  • Como eu estendo a duração da minha campanha?

Todas as páginas do Ativo do Bem têm uma duração definida pelo criador. Isso depende do tipo de campanha que você criou, e de como ela foi editada. Se você está fazendo parte de um evento como uma corrida ou uma travessia, sua página vai expirar três meses depois do acontecimento do evento.

Como estender ou prolongar sua campanha:

1 Acesse sua conta, vá em “Minhas campanhas”, escolha a campanha que quer prolongar e depois em “Editar página”.

 

2 No canto direito terá a opção “Editar data limite” selecione.

 

3 Escolha a nova data de validade da sua página , e clique no botão “salvar”.

 

  • Como posso remover meu nome do Google?

O Ativo do Bem é um website público, o que significa que toda e qualquer informação que você incluir na sua página de campanha pode ser usada por buscadores como Google, Bing e Yahoo. Se você criou sua campanha e incluiu seu nome real, a página da sua campanha pode aparecer nas buscas dos buscadores.

Se você prefere que o seu nome não apareça, a melhor coisa a fazer é trocar o nome da sua conta para um apelido ou suas iniciais. Você pode fazer essa alteração acessando a sua conta, clicando em “Meu perfil”. Agora clique em “Editar minhas informações” e altere seu nome e seu sobrenome, e selecione “Salvar alterações”.

 

  • Como o dinheiro que eu arrecadei online vai para a instituição?

Todas as doações recebidas pela sua campanha serão repassadas quinzenalmente para a instituição escolhida, você não precisa se preocupar com nada. Assim, as instituições não precisam esperar muito para fazer bom uso do dinheiro arrecadado pela sua campanha.

R.

 

  • Como compartilho minha campanha via e-mail?
  1. Uma vez que você tiver criado sua página de campanha, mande um e-mail para os seus amigos e familiares para avisá-los da sua campanha. Basta copiar a URL da sua página e colar no corpo do e-mail.

 

  • Como compartilho a página da minha campanha nas redes sociais?

Uma vez que sua página estiver pronta, compartilhe sua campanha nas redes sociais. Temos algumas maneiras de fazer isso:

1 Acesse sua conta, visite sua página de campanha, e clique no botão “compartilhar no Facebook”

Acesse sua conta, visite sua página de campanha. Selecione “compartilhar no Facebook” ou “espalhe o recado no Twitter”. Se você não estiver logado, você receberá um aviso para fazer o login. Adicione um pequeno texto explicando um pouco sua campanha, isso vai atrair a atenção dos seus amigos. Clique em “Compartilhar” ou “Tweet”.

 

2 Cole a URL da sua campanha no seu status do Facebook ou no Twitter.

Para isso basta copiar e colar o endereço da sua campanha no Facebook ou no Twitter e postar. Não esqueça de escrever um pouco sobre a sua campanha para chamar a atenção dos seus amigos.

R.
  • Checklist para sua campanha – você está usando todas as ferramentas?

Você está conseguindo aproveitar ao máximo as funcionalidades da página da sua campanha? Use esta lista para ter certeza de que você está aproveitando tudo:

 

1 Já adicionou uma foto? Campanhas que tem fotos tendem a melhorar a performance em 15%

 

2 Já incluiu a história da sua campanha? Uma história pode gerar um grande engajamento, e fazer a diferença.

 

3 Já definiu um objetivo para usa campanha? As campanhas que tem objetivos definidos tendem a arrecadar 46% a mais de doações, por isso o objetivo da campanha é tão importante.

 

4 Já escreveu um resumo da sua campanha? Faça com que os doadores saibam do que trata a sua campanha, para quem e por que você decidiu criá-la. Uma campanha com resumo tende a arrecadar cerca de 9% a mais do que campanhas sem resumo.

 

5 Você faz atualizações frequentes na sua campanha? Atualizações frequentes dão uma sensação de novidade aos doadores, e mantém a página fresca, além de dar diversas oportunidades de compartilhar sua campanha. Descobrimos que atualizações frequentes podem melhorar em 6% a performance da campanha.

 

  • 6 dicas para otimizar sua campanha no Facebook

Nós sabemos que o Facebook é muito importante para ajudar as campanhas do Ativo do Bem. E sabemos que milhares de vocês também usam a redes sociais todos os dias. Por esse motivo, preparamos uma lista das 10 melhores dicas para que você tenha certeza que está usando a plataforma da melhor forma possível. Vamos à lista:

 

1 Atualização de Status

As atualizações de status são muito simples. São essencialmente o arroz e feijão do Facebook, assim você pode falar aos seus amigos o que você está fazendo.

Uma pessoa engajada com doações como você deveria postar seu status constantemente, e deveria *sempre* anexar sua página do Ativo do Bem ao post. Você pode ter recebido uma superdoação, ou ter participado de uma sessão intensa de treino para um evento, pode ser qualquer coisa. Diga-nos o que você está fazendo, todos querem saber.

Faça atualizações. Seja organizado e criterioso sobre isso. Três vezes na semana é uma frequência razoável. Afinal de contas, você está promovendo uma campanha que pode ser objeto de discussão nas redes sociais, e postá-la é o jeito mais fácil de gerar um barulho e estar presente na “newsfeed” dos seus amigos, e desta forma será impossível para eles não saber da sua campanha. Você deve também procurar oportunidades de colocar sua campanha em conversas dos seus amigos, assim pode descobrir novos doadores para sua causa. Faça atualizações divertidas e descontraídas. Use e abuse de clichês, pois eles iniciam muitas conversas, o que acaba gerando maior alcance para sua campanha.

A regra de ouro porém é não poste apenas a sua URL sozinha. Se você postar apenas o link para sua página, é algo que mais incomoda aos outros do que ajuda a sua campanha.

 

2 Poste as atualizações da sua página

Esse é um jeito eficiente de sempre fazer postagens novas. Se você trocar ou adicionar uma foto para sua campanha, poste. Atualizou o texto da sua campanha, poste. Mexeu na descrição da causa, poste. Resolveu alterar o objetivo da sua campanha, poste. Todos esses posts trazem visibilidade para sua campanha.

 

3 Poste fotos

Sempre documente a sua história com fotos, tente fazer atualizações constantes das imagens na sua campanha. As fotos são grandes atrativos, então aproveite ao máximo. Mas é importante sempre verificar se as fotos postadas têm relação com sua campanha e causa. Dessa forma seus amigos sempre vão lembrar do trabalho que você está fazendo, e doarão para sua causa.

 

4 Faça Vídeos.

Atualmente a barreira de produção de um vídeo caiu tanto, que você praticamente não tem desculpas para não fazer um vídeo divulgando sua campanha e postá-lo no Facebook. Vídeo é uma ferramenta incrível para transmitir histórias e conceitos para as pessoas rapidamente.

 

5 Não esqueça de agradecer aos doadores

Agradeça muito. Em todos os posts que você fizer agradeça aqueles que já doaram, e os que vão doar e se interessar em ajudar a sua campanha. Faça posts de agradecimento pessoais para aquelas pessoas que você conhece e doaram para sua campanha. Além de agradecer a pessoa, sua nota de agradecimento servirá também como divulgação da sua campanha na página dos seus amigos.

Quando sua campanha acabar não esqueça de agradecer a todos genericamente e pessoalmente. Detalhe bastante a diferença que essas pessoas estão fazendo na vida de pessoas necessitadas de ajuda. Esse é o final da história da sua campanha, conte esse final para todos.

 

6 Estruture um plano de comunicação

Pense nessa comunicação como se fosse uma história de fato, com começo, meio e fim. Sempre mantenha a história da sua campanha como ponto central dos seus posts.

 

  • Como escrever a história da sua campanha

Escrever não é uma coisa fácil para todos, por isso nos compilamos aqui algumas dicas para te ajudar a escrever uma história única para sua campanha, que engaje e inspire os seus doadores.

Todos têm razões diferentes para realizar campanhas e ajudar instituições, e esse é a sua chance de mostrar para todos porque você escolheu uma instituição, ou uma causa que significa muito para você. Seja porque você já precisou de ajuda de uma instituição parecida ou até da própria instituição escolhida, ou porque você acredita muito no trabalho dessa instituição, permita que todos saibam os seus motivos. Você pode até motivar as pessoas a criarem suas próprias campanhas também.

Bem como fazer sua história brilhar os olhos, aqui estão algumas dicas para te ajudar. Sempre pense em “O que? Como? E por que? ”

Por que você decidiu fazer uma campanha de arrecadação?

O que o motivou a criar sua campanha? Você se impôs um desafio pessoal de participar numa prova esportiva? Alguém em particular o inspirou a fazer isso? Talvez você tenha algum tipo de conexão com uma instituição, e quer devolver a ajuda que eles lhe deram, ou você simplesmente acredita muito na causa de determinada instituição. As vezes compartilhar os seus motivos pode ser um pouco intimidante, mas tenha certeza que quanto mais você contar para as pessoas, maiores são as chances de elas simpatizarem com a sua campanha e de doarem para sua causa.

Por que você escolheu esta instituição?

Essa é a hora de você apresentar sua incrível ideia para ajudar uma instituição. Seja fazendo parte de eventos esportivos, ou simplesmente advogando a favor da instituição que você acredita. Compartilhe com todos o seu esforço para ajuda essa causa nobre!

Como o dinheiro que você arrecadar vai ajudar a instituição?

Motive as pessoas a doarem explicando para elas como o dinheiro doado pode fazer a diferença para a instituição. Você pode até entrar em contato diretamente com a instituição para saber exatamente como cada soma de dinheiro doado pode ajudar.

Por exemplo:

R$10 permite comprar 3 cadernos para alunos necessitados

R$20 permite comprar um kit para ajudar no parto de uma criança

R$50 permite comprar remédios para pacientes de AIDS por um ano

Quando as pessoas sabem o que elas estão “comprando” com a doação, elas se sentem mais inclinadas a realizar doações, ou até aumentar o valor da doação.

R.

Use a página da sua campanha como uma plataforma para agradecer os doadores que estão ajudando a sua causa. Agradeça e explique para eles o quanto essa ajuda está sendo importante para você.

Essas questões são meramente uma ajuda para você pensar em como contar sua história, ainda existem muitas outras formas de passar a sua mensagem, seja criativo!